Pequenas técnicas para melhorar a prática da leitura
19.01.2021
A leitura é um exercício que, assim como uma atividade física, tende a melhorar com a prática. Você já chegou ao fim de uma leitura e percebeu que não havia entendido nada daquilo que estava escrito? Isso pode acontecer por vários motivos e, por isso, algumas práticas podem ajudar a interpretar melhor os textos e absorver o máximo de informações.
A prática da leitura tem sido mais constante, como opção de entretenimento, em função da quarentena, e sabendo disso, preparamos este post para apresentar algumas técnicas de leitura que vão auxiliar e muito na sua aprendizagem e melhor entendimento das suas leituras.
Identifique os pontos principais
Fazer resumos é uma das técnicas de leitura mais comuns, sobretudo na escola e faculdade. Basicamente, trata-se de identificar os principais assuntos abordados no texto. A dica é observar se, ao fim da leitura, você é capaz de pontuar os tópicos mais relevantes tratados pelo autor. Além disso, procure elaborar perguntas sobre o que leu e tente respondê-las com base no texto. Consequentemente, isso amplia a sua capacidade cognitiva.
Anote, grife e sublinhe
Os grifos são muito úteis para destacar as informações mais relevantes do texto. Desta forma, torna-se mais fácil de voltar à leitura de trechos específicos, seja para buscar uma resposta ou para reler algum trecho que não tenha ficado muito claro quando o leu pela primeira vez. As anotações são de grande ajuda para acrescentar informações que ajudam na compreensão do texto. Isso inclui desde o significado de uma palavra que você buscou no dicionário ou até mesmo uma ideia que teve durante a leitura.
Explique para alguém o que acabou de ler
Você consegue explicar, com suas palavras, o que acabou de ler? Está é, sem dúvida, uma das técnicas de leitura mais eficientes, ensinando o que você aprendeu, e isso pode ser feito de duas maneiras. Uma delas é a auto-explicação, onde o leitor explica o assunto para si mesmo, em voz alta. Porém, o mais interessante é, de fato, ensinar o conteúdo para outra pessoa, como um amigo, irmão ou seus pais. Esta prática tem efeitos positivos porque faz com que o leitor assimile ideias e construa o seu próprio raciocínio para falar sobre determinado assunto.