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Nova Linha de Ônibus aos Domingos: 611 Lindóia virou 610.1 Minuano/Lindóia

18.02.2018

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), anunciou dia 23/01, alterações em 18 linhas de transporte coletivo da Capital, o que representa menos de 5% do total de linhas em operação. A medida entrou em vigor dia 27, aproveitando o período de movimento reduzido para atualização do sistema de transporte. Veja aqui as alterações e mapas.

Algumas linhas vão passar de radiais, que se deslocam até o Centro, para alimentadoras, e outras serão unidas – atendendo as mesmas comunidades de forma racionalizada. Algumas alterações serão apenas no fim de semana, outras apenas em dias úteis e até nos sábados, após 20h30.

A redução do número de passageiros foi o motivo para adoção da medida que irá transformar essas linhas em alimentadoras. “A média de usuários por viagem é extremamente baixa, varia de 11 a 20 passageiros num veículo que tem capacidade para 80 pessoas e a média mensal de pagantes reduziu mais de 26%, desde 2011 até o fim de 2017. Esses ajustes são necessários para melhorar a qualidade do serviço, otimizar o atendimento e regularizar intervalos”, destaca o gerente de Planejamento e Transportes da EPTC, Flávio Tumelero.

Sábados após 20h30

– 493+494, se torna 494.4 Rubem Berta/Jardim Ypu/Sábados

 

Altera aos domingos:

– 610+611, se torna 610.1 Minuano/Lindóia

– 345+346, se torna 346.2 São José/ Santa Catarina

 

Altera sábados e domingos:

– 270+271, se torna 270.1 Grutinha/Via Amapá

 

Altera nos dias úteis:

– A88+A16, se torna A16 Dorival Castilho/Imperial Parque;

– 170+187.1, se torna 170 – Jd. Das Palmeiras/Cel. Massot;

 

Altera nos dias úteis e fim de semana:

– A09+A10, se torna A09 Alimentadora Restinga Nova (contempla itinerário A10)

 

 Se torna linha de retorno:

– 349 São Caetano – São Caetano/retorno Sarmento Leite. Pode integrar: nas paradas da Osvaldo Aranha, Sarmento Leite e João Pessoa.

 

Se tornam alimentadoras:

– 265 Jardim Medianeira – A265 Jardim Medianeira. Pode integrar em paradas da Gomes Carneiro e Carlos Barbosa

– 285 Nonoai – A285 e A285.1 Nonoai/Erechim/Costa Lima. Pode integrar em paradas da Teresópolis e Guia Lopes (estação) CB.

– 288 Ipanema/ Morro Alto – A288 Ipanema/Morro Alto. Pode integrar em paradas da Juca Batista – Zaffari e T11.

 

Prazo  – Para minimizar o impacto ao usuário, quem usa as linhas A265, A285, A285.1 e A288 terá 30 dias, a contar da data da alteração, para fazer seu cartão TRI – que possibilita a integração, que é a segunda passagem gratuita com utilização em até 30 min depois da primeira, com o passe antecipado. Nesse período, os passageiros que pagam a passagem com dinheiro serão acompanhados por um fiscal, que estará à disposição nas paradas que possibilitam a integração, e terão a roleta liberada na utilização da segunda linha. Dados apontam que cerca de 492 pessoas estão nessa situação, o que representa menos de 0,05% dos registros de uso diário do transporte público em Porto Alegre.

As alterações serão publicadas em nossos canais oficiaswww.eptc.com.br, www.facebook.com/eptc.poa e www.twitter.com/EPTC_POA. Usuários também poderão esclarecer as dúvidas pelo número 118. Possíveis ajustes podem ser solicitados pelos passageiros nos primeiros dias da operação.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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